domingo, 17 de abril de 2011

O Brincar Infantil

Na primeira infância, a criança está desenvolvendo seus sentidos e a vida anímica, sua imaginação e sua capacidade criativa, seu corpo físico e sua movimentação. Tudo isso é feito através do BRINCAR.

Hoje em dia as crianças estão perdendo este direito ao brincar, parece que tudo deve estar direcionado para um rendimento ou um conhecimento imediato.

No mundo infantil a palavra "pressa" deveria ser apagada. Leva-se tempo para crescer, por isso existe a infância, que deveria ser permeada pelo brincar criativo, movimentos e ritmos adequados, bom sono, boa alimentação, brincar em meio aos raios do sol, terra, água, árvores, areia e água. Dessa forma a criança tem a oportunidade de experimentar e vivenciar seu corpo, desenvolvendo agilidade, coordenação motora, noção de espaço, equilíbrio.

Na primeira infância, a criança trabalha intensamente sua individualidade espiritual dentro do corpo. Quando brinca, a criança ensaia para a vida adulta, aprende a viver e agir no mundo, andar, cair, levantar, não desistir, perseverar e conhece a alegria da conquista.

Acerca dos brinquedos, quanto mais simples, melhores desenvolverão as forças que estão sendo plasmadas na criança. Quanto mais primitivo e não muito sofisticado, mais oferecerá a possibilidade de uma atividade própria, pois a própria criança o completará ou modificará com sua fantasia. Qualquer monte de areia com o qual um  menino possa modelar casas, pontes, portões torres, com a possibilidade destruí-los quando quiser, é mil vezes melhor que um brinquedo mecânico com seus cubinhos rígidos e geometricamente exatos; galhos, pedras, folhas, bambus, podem se transformar naquilo que a criança quiser.

Quando um brinquedo é confeccionado, a verdade deve estar contido nele, a criança percebe o mundo pelos sentidos e não podemos iludi-los dando-lhes algo artificial. Materiais naturais como algodão, lã e madeira são texturas que transmitem calor, vida, humanidade.

Os apelos comerciais são muito grandes, mas será que o brinquedo pronto, acabado e moderno a estará beneficiando? Como pais-educadores temos a responsabilidade de questionar o que nos é oferecido e buscar compreender a criança que veio a nós com a alegre disposição de adentrar a vida com toda sua força criadora.

Adriana

Fonte:
A Natureza Anímica da Criança - Caroline Von Heydebrand
Brincadeiras Criativas para Seu Filho e Brinquedos Criativos para seu bebê/ Orientação pedagógica Waldorf/ Rudolf Steiner e brinquedos caseiros.  -  Christopher Clouder e Janni Nicol






2 comentários:

  1. Oi querida Adriana,

    Parabéns pelo seu lindo trabalho, que vc continue se dedicando desta forma tão sutil e com tanta energia positiva !!!!

    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriana,

    Parabéns pelo blog! Que bom que agora temos um novo meio para divulgar seu lindo trabalho. Muita sorte!

    Beijos

    ResponderExcluir