A Pedagogia Waldorf


A Pedagogia Waldorf visa o desenvolvimento integral do ser humano, em corpo, alma e espírito, levando em consideração cada fase de seu crescimento.

Fundamentada por Rudolf Steiner a partir de profundos conhecimentos que culminaram na Antroposofia, a Pedagogia forma seres humanos equilibrados, harmoniosos consigo, com os outros e com o mundo, capazes de exercer seu papel para a construção de uma sociedade melhor, voltada para a cooperação e o bem-estar comum.

A Pedagogia contribui imensamente para que nós, pais-educadores, possamos dar aos nossos filhos o que é adequado e necessário. Sabemos por exemplo, como nos primeiros sete anos de vida a criança aprende imitando; ela imita gestos, atitudes, padrões de pensamentos... Sabendo disso, podemos buscar sermos dignos de imitação e empreender uma auto-educação como forma de dar o melhor de nós mesmos para as crianças.

O ritmo é outro fator essencial na vida da criança que podemos oferecer de maneira adequada. Quanto mais rítmica a vida dela, mais perfeita sua saúde. As repetições feitas diária e conscientemente, como hora de acordar e dormir, hora das refeições e lanches, hora do conto, tudo entre suas brincadeiras, fortalecem a vontade e criam os bons hábitos. Basta pensarmos em tudo em nosso universo, cada estrela, planeta, planta tem seu ritmo, as estações do ano, o dia que começa e termina e nosso próprio organismo. As festas anuais são boas oportunidades de trabalhar em nós e passarmos paras as crianças, conteúdos de profunda meditação e interiorização. As crianças recebem as datas como Páscoa, Natal, Primavera, São João através de imagens adequadas, sempre as repetindo a cada ano.

Também o brincar é um aprendizado muito sério na infância e jamais deve ser sacrificado em nome da “modernidade” e pressa dos adultos. É pelo brincar simples e lento que a criança vivencia o mundo, cria sua fantasia, imita, aprende a ser adulto. E não precisam de muito: conchas, pedras, folhas, madeiras, panelas da mamãe, terra, água são o suficiente para se criar situações ilimitadas de brincadeiras usando a imaginação.

Quanto mais simples e inacabados os brinquedos, melhor serão, pois assim, os pequenos poderão transformá-los a partir de si próprios. Uma simples boneca de pano, por exemplo, apenas com sugestões de boca e olhos, dão vazão para a criança ver nela os próprios sentimentos. Com os materiais naturais, as crianças sentem as texturas reais existentes na natureza, assim seus sentidos são fortalecidos por algo verdadeiro.


Para Saber Mais:


Escola Waldorf Angelim de Jundiaí - http://jardimangelim.blogspot.com/
Federação das Escolas Waldorf - http://www.fewb.org.br/ensinoi.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário